segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

. Argumentos formais, informais, dedutivos e não dedutivos


A diferença entre os argumentos formais e informais é muito simples. Nos primeiros, que já estudaste, a validade depende exclusivamente da sua forma lógica. Nos segundos, a validade não depende exclusivamente da sua forma lógica.
A diferença fundamental entre os argumentos dedutivos e não dedutivos (que incluem a indução) é igualmente simples. Num argumento dedutivo válido é impossível que as suas premissas sejam verdadeiras e a sua conclusão falsa. Nos argumentos não dedutivos válidos pode acontecer que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão falsa, ainda que muito improvavelmente. Ou seja, um argumento dedutivo válido com as premissas verdadeiras garante a verdade da sua conclusão. Enquanto que um argumento não dedutivo válido com as premissas verdadeiras apenas torna provável a verdade da sua conclusão.
Todos os argumentos não dedutivos, que estudaremos de seguida, são informais. Alguns argumentos dedutivos são informais, mas outros são formais, como acontece no caso dos silogismos que já estudaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário